O que você precisa saber sobre financiamento por Crédito Direto ao Consumidor

O que você precisa saber sobre financiamento por Crédito Direto ao Consumidor

Uma das formas mais comuns de empréstimo existentes atualmente, o Crédito Direto ao Consumidor, ou CDC, é definido como uma operação de crédito usada por pessoas físicas ou jurídicas para aquisição de bens e serviços. É um valor que pode ser obtido em espécie ou como um crediário, para que o consumidor consiga fazer uma compra de forma imediata.

O conceito é muito mais simples do que parece. Qualquer compra a prazo feita no cartão de crédito, por exemplo, pode ser considerada uma operação de CDC. Isso porque a ideia do financiamento é conceder uma quantia para que o consumidor possa adquirir o bem ou o serviço naquele momento e pagar em parcelas futuras.

O Crédito Direto do Consumidor pode ser oferecido por bancos ou financeiras, ou por intermédio de lojas de departamento. O formato é muito utilizado para compras de produtos como móveis, eletrodomésticos, carros, viagens e etc, mas pode ser muito útil para compras em valores mais altos, como equipamentos para montagem de uma pequena empresa, por exemplo.

Cuidados e vantagens do CDC

Um cuidado necessário na hora de obter esse tipo de crédito é com o valor total a ser pago. Consulte sempre as taxas de juros cobradas e compare com seu orçamento, para garantir que você será capaz de arcar com todos os custos até a quitação do financiamento. Por ser uma modalidade bem acessível e de fácil aquisição, é importante avaliar em detalhes todos os impostos incidentes e demais valores que possam ser cobrados.

Ao mesmo tempo, em função da flexibilidade do Crédito Direto ao Consumidor, é possível quitar o financiamento antes do tempo previsto. Se, a partir da compra de maquinário especializado, sua empresa passar a crescer mais rápido, por exemplo, é fácil antecipar pagamentos e negociar a quitação antecipada, reduzindo as taxas de juros do valor total financiado.

Outra grande vantagem é a facilidade para obtenção do crédito. As condições variam de acordo com a instituição fornecedora, mas normalmente basta o preenchimento de um cadastro e a entrega de alguns documentos para conseguir o valor na mesma hora. Para financiamentos mais altos, é necessário contar com avalistas ou outros recursos um pouco mais detalhados, mas que não dificultam o acesso ao crédito.

As taxas de juros, menores do que o cheque especial ou o cartão de crédito, estão entre os maiores benefícios e diferenciais do Crédito Direto ao Consumidor. Elas também variam de acordo com a instituição financeira, mas costumam ser vantajosas para quem busca a modalidade. Tudo isso faz com que o CDC seja um formato de crédito muito usado no mercado brasileiro.

No site do Governo você pode conhecer outros detalhes sobre o Crédito Direto ao Consumidor. Se quiser entender melhor como esse formato pode te ajudar a obter os equipamentos necessários para a montagem ou o crescimento da sua empresa de alimentos, deixe seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *